brincando se aprende

Você se lembra dos jogos de soletrar, das primeiras somas feitas e do primeiro livro que você folheou? Bem, aprender é uma aventura sem fim e para as crianças esta aventura pode se tornar ainda mais divertida com as várias opções disponíveis na internet. Mas como incentivar o seu pequeno a gostar mais de matérias como matemática ou química?

Uma opção criativa é explicar durante o dia-a-dia, nas tarefas corriqueiras do lar, o uso da matemática ou até mesmo apresentar noções de química e física. Água em ebulição para o macarrão, pesos e medidas de alimentos ou até mesmo o queimar de uma lâmpada podem se transformar em veículos que estimulam a curiosidade e o ensino. Levar os filhos no supermercado também pode se tornar um pequena aula, além de proporcionar um momento de carinho e interação.

No site Escola Games, há opções como o joguinho ‘Dividindo a Pizza’ que, de modo divertido, inspira a garotada a aprender matemática. Com opções de jogos de soletrar, contar e geografia, o Escola Games é em si  uma aventura – tanto para meninos quanto para meninas – que usa de muito humor e diversão para ensinar.

Já no Smart Kids, crianças são inspiradas a brincar de alquimista e desenvolver as noções de química que preocupam tanto os pais na hora dos testes na escola. Há também boas opções de jogos educativos, aplicativos para Ipads e até uma ‘Smart Kids TV’ com programas educativos.

No Educar para Crescer da Editora Abril, os pais tem a opção de atividades educativas que vão da alfabetização até o Vestibular! Com guias em educação, as opções divertem e ensinam jovens aprendizes de todas as idades.

A participação dos pais é fundamental

O mais importante porém, segundo os educadores, é a participação dos pais no cotidiano dos filhos. O incentivo dos pais ao fazer o dever de casa, como parte da rotina da criança, também é importante e tira muito da resistência que algumas crianças possam ter com as tarefas de casa.

Pesquisas mostram que crianças que fazem as tarefas de casa diariamente aprendem mais e tem maior poder de concentração. Portanto, as dicas para ajudar seu filho na hora da lição de casa, que também são encontradas no site da Editora Abril, são bastante úteis.

O site da editora Abril traz ainda depoimentos de personalidades que você pode usar para mostrar para os pequenos que o dever de casa e o estudar são importantes.

Para Thalita Rebouças, escritora dos livros infanto-juvenis de maior sucesso no país, o dever de casa é “papo sério”.  Segundo a escritora, “o grande barato da lição de casa é fazer a gente pensar por conta própria.” Parte da campanha ‘Ler é Bacana’ da autora é incentivar pais e filhos a ler e aprender juntos.

Assim, estudar virará uma prazerosa aventura para as crianças e um alívio para os pais quando o boletim escolar chegar em casa. Aprenda sobre cores para crianças clicando no link!