Blog de OMO > Porque se sujar faz bem > Aprendizado > Armas de brinquedo podem trazer violência nas brincadeiras infantis?

Armas de brinquedo podem trazer violência nas brincadeiras infantis?

Inserido em quarta-feira, 14 de outubro de 2009

armasHoje queria começar nossa conversa com uma pergunta: o filho de vocês tem brinquedos que se parecem com armas, como revolveres coloridos, espingardas de água, essas coisas? Eles quase foram proibidos! No final de agosto a Câmara dos deputados vetou o projeto de lei que pretendia proibir a fabricação, a comercialização e a importação desse tipo de brinquedos.\r\n\r\nO projeto de lei não foi aprovado, pois o governo diz que não pode interferir na decisão dos pais. E é verdade, nós sabemos o que é bom para nossos filhos, não é mesmo? Será que vale proibi-los de brincarem com armas de brinquedo?\r\n\r\nTalvez a produção e a reprodução dessas armas de brinquedo chame a violência. Não sei, mas proibir pode também levar a um “mercado negro”, com brinquedos que não são fiscalizados e feitos de materiais tóxicos que não são nem um pouco bons pras crianças.\r\n\r\nQuanto à brincadeira, nós que vemos nossos filhos envolvidos nela sabemos que é um jeito de a criança entender o mundo à sua volta, reconhecer-se nele e lidar com ele. Então será que quando ela está fingindo que o cabo de vassoura é uma arma, está prejudicando alguém? E o que vocês acham de quando as crianças cismam de brincar de polícia e ladrão?\r\n\r\nNão é fácil criar nossos filhos e cuidar do aprendizado da criança, muitas vezes ficamos sem saber como agir diante de certos assuntos polêmicos. Mas acho que vale tentar diferenciar aquilo que faz parte de qualquer infância, e valorizar o direito à imaginação e ao faz-de-conta nas brincadeiras infantis do seu filho. Pode ser um bom ponto de partida!

Compartilhe no Orkut
RSS Feed

Comentários

  1. O reino dos céus é das crianças. Aquele que fizer mal a um desses pequeninos, é melhor que amare uma pedra aos pulsos e se atire ao mar. Palavras de Jesus Cristo. Portanto aquele que concorda que criança podem ou devem bricar com tudo que lebrem violência está cometendo um crime diante da sociedade e um pecado mortal diante de DEUS.

    Inserido terça-feira, 21 de junho de 2011 por Maria de Fátima Responder
  2. Gostaria de parabenizar a Jordana que deixou o seu comentário sobre as criaças brincarem com armas, eu tambem tenho esse covivio com elas e concordo plenamente.pois eles também precisam descarregar sua energias, e o melhor meio é brincando (ciosa que eles adoram).Mas claro é o nosso dever de estarmos corrigindo-os sempre quando eles acabam machucando um coleguinha,coisa que é muito normal com crianças.

    Inserido quarta-feira, 25 de maio de 2011 por Marjore Responder
  3. O seu comentário está aguardando moderação.

    não de anos velhos é para brincadeiras

    Inserido sexta-feira, 12 de novembro de 2010 por jaqueline Responder
  4. quando uma criança brinca com uma arma de brinquedo, ela esta inventando maisa uma brincadeira pra si mesmo, e brincando em seu segundo mundo, o mundo da imaginção e não da realidade, ou seja, tudo que acontece no mundo imagirario da criança não ira se aplicar ao mundo da realidade que o adulto vive.

    Inserido terça-feira, 2 de novembro de 2010 por Nome Responder
  5. Na minha opinião, o melhor é deixa-los sem esses certos brinquedos, porque as vezes ñ temos esse tipo de conhecimento, mas a criança hoje em dia tem um acesso bastante facil á noticias horrorosas, e ela acaba gravando no subconciente automaticamente tanto as noticias quanto que aquele brinquedo é como se fosse uma arma, ele acaba crescendo com o pensamento de que aquilo é legal e facil, e pode até acontecer de virar um marginal futuramente.

    Inserido domingo, 19 de setembro de 2010 por Raissa Responder

Deixe um comentário




8 + 7 =