Dicas para limpar sofá

Manter o sofá limpo evita a proliferação de bactérias e ajuda a conservar o móvel em bom estado por mais tempo. Além, é claro, de deixar o ambiente aconchegante para um bom papo ou para alguns momentos em frente da TV. Para conservar o estofado, preste atenção nas dicas que preparamos:

Couro - Tire o pó com um pano úmido e em seguida passe um pano seco para que não fique molhado e estrague. Para tirar as manchas, misture uma colherzinha de café de glicerina para duas de álcool. Nunca use detergente.

Vinil -  Tire o pó com um pano úmido e sabão neutro e depois passe um pano seco. Para tirar possíveis manchas, use um pano com álcool ou esfregue um pouco de bicarbonato de sódio.

Tecidos como chenille - Tire o pó com aspirador e para uma limpeza mais profunda, prepare uma mistura com 1/4 de copo de detergente neutro de lavar louça para 1 copo de água morna, faça espuma e passe no tecido com uma escova de cerdas macias. Em seguida, passe um pano úmido para enxaguar. (Se o tecido pede lavagem a seco, esse passo a passo não deve ser feito. Fique atento!) E para tirar aquelas manchas comuns do dia a dia, como café, sorvete, cerveja, vinho, refrigerante, sucos, leite, chocolate, batom, alguns cuidados são importantes:

  • Limpe logo após o manchamento.
  • Retire o excesso com papel toalha para a mancha não espalhar.
  • Solução caseira para tirar manchas de tecido: um pouco de álcool, detergente neutro e água até 40ºc.
  • Nunca esfregue a escova ou o pano com muita força, para não danificar o tecido e não espalhar a sujeira.

Não espere seu sofá encardir para tomar atitudes mais drásticas, como trocar o tecido. Cuide dele diariamente.