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Pensando em quem mora sozinho, fiz uma lista de supermercado básica e prática com várias dicas pra facilitar o dia a dia. Quando tive a ideia de criar essa lista, pensei que é muito importante essas pessoas tenham uma alimentação saudável e não desperdice tempo, dinheiro e, claro, comida. Não dá, né, colega?! A rotina de quem mora sozinho é diferente e a organização é muuuito importante pra que a pessoa não coma “”porcarias”” ou prefira sempre ir a um restaurante ou lanchonete em vez de preparar uma comidinha bem gostosa em casa! #concentra e copie a lista pra você!

  • Arroz: compre embalagens menores.
  • Carnes: separe em porções individuais e congele com nome da carne e data.
  • Filé de peixe, de frango ou de peru: embale um a um.
  • Ovos: vale a pena comprar a embalagem de 6 unidades pra não correr o risco de você esquecer e eles acabarem estragando.
  • Azeite: compre Extra Virgem pras saladas. Mas se você gosta de cozinhar usando azeite, use o azeite de oliva tradicional, tá?
  • Enlatados: aquelas seletas de legumes são bem práticas. Só fique ligado na data de validade!
  • Grão de bico, feijão e lentilha: podem ser transformados em sopa.
  • Legumes pré-cozidos: o preparo deles é bem mais rápido.
  • Frios: compre quantidade pequena porque eles perdem rapidamente o sabor e o aroma.
  • Frutas e polpa de frutas: as frutas são super práticas pra lanches rápidos, por exemplo. E as polpas, viram sucos deliciosos bem rapidinho!
  • Geleias: pra você, as porções individuais estão na medida.
  • Iogurtes: hoje, a variedade deles é enorme, né, colega? Puros, eles já são uma delícia e você pode variar combinando com algum cereal ou preparando molhos pra salada.
  • Leite em pó: essa é uma ótima opção porque você prepara somente a quantidade que for consumida.
  • Maionese: pra deixar saladas e saunduíches mais saborosos!
  • Massas: prefira as massas secas porque têm um período de validade maior.
  • Molhos prontos: pra usar em massas, aves, carnes, peixes, saladas e sanduíches também.
  • Mel: vai deixar leite, iogurte e frutas tããão docinhas!
  • Pão de forma: escolha as embalagens menores e deixe na geladeira pra serem conservados por mais tempo.
  • Café: também prefira as embalagens pequenas.
  • Peixes em conserva (atum/sardinhas/salmão): de novo, lembre-se das embalagens pequenas, viu? E os conservados em salmoura que são menos calóricos! #ficaadica
  • Picles: pra dar aquele toque nas saladas e sanduíches.
  • Queijos: compre pedaços pequenos. Pra que eles durem mais, você pode separá-los em pedaços e deixar no congelador.
  • Saladas prontas: são fáceis: basta temperar!
  • Sopas prontas ou semi-prontas: quebram o maior galho nas emergências…
  • Temperos desidratados: alecrim, salsinha, manjericão, cebola, alho e outros à sua escolha e preferência.
  • Frutas, verduras e legumes: é super importante planejar um cardápio antes pra evitar o desperdício, tá, gente? Isso eu já ensinei neste post. E pra quem quer aprender a escolher o melhor da feira, clique nestes três posts: frutas, verduras e legumes.

O melhor é ir ao supermercado uma vez por semana – de preferência no seu dia de folga, quando terá mais tempo pra guardar e organizar a despensa – levando sempre uma lista com todos os itens necessários. Ah! E não vá com fome pra não acabar atacando os supérfluos e guloseimas.

Mas não tem problema comprar algo bem gostoso, né? Assim, você sempre terá o que oferecer às visitas ou até mesmo pra você beliscar quando estiver assistindo um filme… Todo mundo gosta!

Bjos!