maquinadelavarideal

Depois da geladeira e do fogão, todo mundo concorda que máquina de lavar roupas é um eletrodoméstico indispensável, certo? Ela facilita muuuuito o trabalho no dia a dia e cuida bem das nossas roupas. Mas, atenção: elas não são todas iguais. Há variações quanto a capacidade, tamanho, consumo de energia, programas, tipos de abertura, painéis, controles e por aí vai.

Escolher a máquina certa, de acordo coma realidade da sua família, além de fazer diferença na sua rotina, também é uma atitude sustentável!

Confira as dicas

Tipos de abertura

Existem, basicamente, dois tipos de lavadora: a que tem eixo vertical, com abertura por cima, ou horizontal, com a porta na frente.

As máquinas com eixos verticais têm a porta na parte superior, são as mais comuns no Brasil e têm uma grande vantagem: é possível abrir a lavadora em qualquer momento do ciclo de lavagem, o que facilita caso alguma peça precise ser incluída depois de a máquina já ter sido ligada.

Já nas máquinas com eixo horizontal não é possível interromper o ciclo de lavagem para colocar mais roupas; é preciso, para isso, que a máquina esteja vazia. Esses modelos também necessitam de um espaço um pouco maior para abrir e fechar a porta. Algumas lavadoras com eixos horizontais funcionam como secadoras também.

Sistema de acionamento

As lavadoras automáticas realizam todo o processo de lavagem, incluindo a centrifugação, o que deixa as roupas quase secas no final. Para quem mora em apartamento, com pouco espaço, é útil e prática.

O aquecimento da água é uma vantagem a mais de algumas lavadouras automáticas. Ideal para roupas muito sujas, já que a água quente facilita a remoção da sujeira, isso ajuda matar germes e bactérias. O enxágue com água quente também elimina melhor o sabão das roupas.

As lavadoras semiautomáticas têm preços mais acessíveis, porém apresentam menos recursos. Essas máquinas são mais conhecidas como tanquinhos elétricos. Alguns processos, neste caso, precisam de intervenção manual: é preciso encher de água, colocar o detergente, ligar e só depois colocar as roupas. Além disso, é necessário acompanhar o processo de lavagem para observar se a mistura entre água e sabão está de acordo com a sua necessidade. Lembrando que a água tem que ser tirada manualmente, e o enxágue é feito depois de uma nova carga de água e da diluição do amaciante. A maioria dos tanquinhos não tem processo de centrifugação para torcer as peças, certo?

Existem 3 tipos de painéis, que variam de acordo com o modelo das lavadoras: os painéis eletrônicos são programados com um simples toque, os mecânicos possuem botões e controles giratórios e os digitais são mais sofisticados, têm mais programas e dão informações com mais precisão.

Consumo de energia

Existem lavadoras que consomem menos energia e menos água. No entanto, é importante sempre otimizar a capacidade da máquina com a quantidade de roupas lavadas e, assim, não desperdiçar, além de energia, água e sabão também. Verifique esse item tão importante antes de comprar uma máquina nova!

Outra pergunta importante: você sabe checar se a máquina que você deseja comprar economiza energia? Fique de olho na Etiqueta Nacional de Conservação (ENCE) que vem colada no eletrodoméstico. As faixas vão de A a E, sendo que as classificadas como A são as mais econômicas, e as da faixa E são as menos econômicas. Para receber o selo Procel, o aparelho precisa estar na faixa A, o que significa que ele está de acordo com os critérios e as normas estabelecidas pelo Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE) do Inmetro. Se a sua lavadora tiver a faixa A, ela possui os melhores níveis de eficiência energética.

Capacidade

Em geral, as marcas de lavadoras fabricam desde máquinas com capacidade mínima de 5kg, ideais para quem mora sozinho, até aquelas que podem chegar a mais de 12kg, indicadas para famílias numerosas.

O que se deve ter em mente na hora da escolha da capacidade de uma máquina é a combinação entre o espaço disponível para colocá-la e a quantidade de roupa que se lava em casa. Se você lava muita roupa e tem bastante espaço disponível, pode escolher uma máquina com maior capacidade de carga, entre 10 e 12kg. Tem espaço limitado e lava pouca roupa? O ideal é comprar uma lavadora com menor capacidade, de até 6kg. Mas se você tem pouco espaço e muita roupa para lavar, o melhor é escolher uma máquina de tamanho médio, que tem entre 7 e 9kg, certo?

A escolha de tamanho, marca e modelo é importante, mas não se esqueça de que também é fundamental usar a quantidade certa de OMO Líquido Super Concentrado para deixar suas roupas sempre limpas e cheirosas: uma tampinha é o suficiente para lavar uma máquina cheia de roupas! E para perfumar e amaciar, conte com Comfort Concentrado. OMO Líquido e Comfort Concentrado, a dupla imbatível!