Blog de OMO > Lavanderia > Dicas de organização > Dicas para escolher sua máquina de lavar roupas ideal

Dicas para escolher sua máquina de lavar roupas ideal

Inserido em sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Depois da geladeira e do fogão, todo mundo concorda que máquina de lavar roupas é um eletrodoméstico indispensável, certo? Ela facilita muuuuito o trabalho no dia a dia e cuida bem das nossas roupas. Mas, atenção: elas não são todas iguais. Há variações quanto a capacidade, tamanho, consumo de energia, programas, tipos de abertura, painéis, controles e por aí vai.

Escolher a máquina certa, de acordo coma realidade da sua família, além de fazer diferença na sua rotina, também é uma atitude sustentável! ;)

Confira as dicas:

Tipos de abertura

Existem, basicamente, dois tipos de lavadora: a que tem eixo vertical, com abertura por cima, ou horizontal, com a porta na frente.

As máquinas com eixos verticais têm a porta na parte superior, são as mais comuns no Brasil e têm uma grande vantagem: é possível abrir a lavadora em qualquer momento do ciclo de lavagem, o que facilita caso alguma peça precise ser incluída depois de a máquina já ter sido ligada.

Já nas máquinas com eixo horizontal não é possível interromper o ciclo de lavagem para colocar mais roupas; é preciso, para isso, que a máquina esteja vazia. Esses modelos também necessitam de um espaço um pouco maior para abrir e fechar a porta. Algumas lavadoras com eixos horizontais funcionam como secadoras também.

Sistema de acionamento

As lavadoras automáticas realizam todo o processo de lavagem, incluindo a centrifugação, o que deixa as roupas quase secas no final. Para quem mora em apartamento, com pouco espaço, é útil e prática.

O aquecimento da água é uma vantagem a mais de algumas lavadouras automáticas. Ideal para roupas muito sujas, já que a água quente facilita a remoção da sujeira, isso ajuda matar germes e bactérias. O enxágue com água quente também elimina melhor o sabão das roupas.

As lavadoras semiautomáticas têm preços mais acessíveis, porém apresentam menos recursos. Essas máquinas são mais conhecidas como tanquinhos elétricos. Alguns processos, neste caso, precisam de intervenção manual: é preciso encher de água, colocar o detergente, ligar e só depois colocar as roupas. Além disso, é necessário acompanhar o processo de lavagem para observar se a mistura entre água e sabão está de acordo com a sua necessidade. Lembrando que a água tem que ser tirada manualmente, e o enxágue é feito depois de uma nova carga de água e da diluição do amaciante. A maioria dos tanquinhos não tem processo de centrifugação para torcer as peças, certo?

Existem 3 tipos de painéis, que variam de acordo com o modelo das lavadoras: os painéis eletrônicos são programados com um simples toque, os mecânicos possuem botões e controles giratórios e os digitais são mais sofisticados, têm mais programas e dão informações com mais precisão.

Consumo de energia

Existem lavadoras que consomem menos energia e menos água. No entanto, é importante sempre otimizar a capacidade da máquina com a quantidade de roupas lavadas e, assim, não desperdiçar, além de energia, água e sabão também. Verifique esse item tão importante antes de comprar uma máquina nova!

Outra pergunta importante: você sabe checar se a máquina que você deseja comprar economiza energia? Fique de olho na Etiqueta Nacional de Conservação (ENCE) que vem colada no eletrodoméstico. As faixas vão de A a E, sendo que as classificadas como A são as mais econômicas, e as da faixa E são as menos econômicas. Para receber o selo Procel, o aparelho precisa estar na faixa A, o que significa que ele está de acordo com os critérios e as normas estabelecidas pelo Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE) do Inmetro. Se a sua lavadora tiver a faixa A, ela possui os melhores níveis de eficiência energética ;)

Capacidade

Em geral, as marcas de lavadoras fabricam desde máquinas com capacidade mínima de 5kg, ideais para quem mora sozinho, até aquelas que podem chegar a mais de 12kg, indicadas para famílias numerosas.

O que se deve ter em mente na hora da escolha da capacidade de uma máquina é a combinação entre o espaço disponível para colocá-la e a quantidade de roupa que se lava em casa. Se você lava muita roupa e tem bastante espaço disponível, pode escolher uma máquina com maior capacidade de carga, entre 10 e 12kg. Tem espaço limitado e lava pouca roupa? O ideal é comprar uma lavadora com menor capacidade, de até 6kg. Mas se você tem pouco espaço e muita roupa para lavar, o melhor é escolher uma máquina de tamanho médio, que tem entre 7 e 9kg, certo?

A escolha de tamanho, marca e modelo é importante, mas não se esqueça de que também é fundamental usar a quantidade certa de OMO Líquido Super Concentrado para deixar suas roupas sempre limpas e cheirosas: uma tampinha é o suficiente para lavar uma máquina cheia de roupas! E para perfumar e amaciar, conte com Comfort Concentrado. OMO Líquido e Comfort Concentrado, a dupla imbatível! ;)

Compartilhe no Orkut
RSS Feed

Comentários

  1. Bom dia,

    Estou abrindo uma lavanderia com maquinas profissionais de auto-serviço autônomo e gostaria de usar o sabão OMO e o amaciante compatível.
    Vcs tem embalagens diferenciadas para este segmento e suporte técnico?

    Grato pela atenção,

    Inserido sexta-feira, 27 de junho de 2014 por carlos kodama Responder
  2. O seu comentário está aguardando moderação.

    OMO é a solução para uma roupa com ótima aparência

    Inserido domingo, 20 de abril de 2014 por marly oliveira cavalcanti Responder
  3. O seu comentário está aguardando moderação.

    OMO, sempre foi muito bom

    Inserido domingo, 20 de abril de 2014 por marly oliveira cavalcanti Responder
  4. É verdade que as máquinas com eixo vertical lavam melhor?
    Gostaria de saber para escolher melhor minha maquina de lavar.
    Segundo me informaram as maquinas com eixo vertical distribuem melhor o sabão e lavam melhor é verdade? Onde consigo ter mais detalhes sobre como escolher minha maquina?

    Inserido quinta-feira, 6 de março de 2014 por Gustavo Responder
    • Oi Gustavo, tudo bem? Para escolher entre eixo vertical ou horizontal é preciso levar em conta as suas necessidades. Cada uma tem suas vantagens e desvantagens. As máquinas com eixo vertical, permite que você interrompa o ciclo da lavagem para acrescentar algum outro item ou amaciante. As de eixo horizontal, precisam de um espaço um pouco maior e costumam ter função dupla: lava e seca. Depois nos conte a sua escolha! :D Até mais.

      Inserido sexta-feira, 7 de março de 2014 por OMO Responder
  5. Olá.

    Já uso o Omo há muito, porém hoje me deparei com a roupa q deixei de molho desde ontem manchada com aquelas bolinhas azuis do sabão em pó. Estou desesperada porque é a blusa do fardamento da escola da minha filha. Por favor aguardo uma solução.

    Inserido segunda-feira, 3 de março de 2014 por Ana Paula Responder
    • Oi Ana Paula, tudo bem? Sentimos muito pelo ocorrido! Por gentileza, envie um e-mail para sacunilever@atendimentounilever.com.br, contado o que aconteceu junto com seu telefone com DDD. Nós vamos entrar em contato com você para entendermos o que pode ter acontecido! Agradecemos o seu contato, até logo!

      Inserido sexta-feira, 7 de março de 2014 por OMO Responder

Deixe um comentário




6 − 5 =